terça-feira, 6 de abril de 2010

Educação Física no Ensino Fundamental: identificando o conhecimento de natureza conceitual, procedimental e atitudinal


A Educação Física escolar, como propôs Mariz de
Oliveira (1995), deve ser entendida como um componente
curricular, que como qualquer outro procura possibilitar ao
aluno a aprendizagem de determinados conhecimentos.
Compreender melhor a organização desses conhecimentos e a
conseqüente construção do currículo da Educação Física na
escola deve ser uma das prioridades dos estudiosos da área.
Nas obras aqui analisadas foi possível perceber que há um
conjunto de conhecimentos bastante abrangente e a indicação
de alguns caminhos para a organização desse currículo.
Assim, partindo das proposições apresentadas nessas obras é
necessário detalhar, explicitar e identificar relacionamentos
entre diferentes elementos do conhecimento. Esses
conhecimentos, relacionados a fatos, conceitos, princípios,
procedimentos, atitudes, normas e valores devem acompanhar
o ser humano durante toda a sua vida, e nessa perspectiva, a
Educação Física passa a ser caracterizada não apenas como
algo que se faz, mas como algo que se estuda e que se sabe.
Especificamente, para que o aluno saiba Educação Física
é necessário que ele tenha construído conhecimentos
relacionados não apenas ao jogo, ao esporte, à dança, às lutas
ou à ginástica, mas sobre o movimento humano de forma
geral (relativo à motricidade), que por vezes se manifesta
nesses fenômenos, mas que pode também aparecer fora deles,
em situações cotidianas relacionadas ao trabalho, ao lazer, à
sexualidade, entre outras. A aprendizagem desses
conhecimentos tem como objetivo tornar a pessoa mais
capacitada para utilizar, de forma ótima, suas possibilidades e
potencialidades para mover-se de forma genérica ou
específica, para que, em correspondência ela possa ser capaz
de adaptar-se às mais diversas situações em que são
realizados os movimentos.
Além disso, o ser humano, nessas condições será capaz de
utilizar-se de movimentos para interagir com outros seres
humanos, e até poderá transformar o meio em que vive,
solicitando espaços adequados à prática de atividades
motoras, ou um ambiente de trabalho que não lhes seja
prejudicial, buscando assim melhora em sua qualidade de
vida.

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