domingo, 11 de abril de 2010

Esporte Alto-rendimento


Esporte de Alto-rendimento
O esporte contemporâneo se iniciou com a Revolução Industrial, respondendo às necessidades da burguesia de controlar as populações e assegurar a produtividade. Através da promoção de hábitos higiênicos, campanhas difundindo o exercício físico, a criação de espaços ao ar livre, a implantação do exercício ginástico obrigatório, foi sendo forjado um modelo de operário-soldado-esportista (BRACHT, 1997; RÚBIO, 2001; SILVA, 1996).
O esporte passou a ser fundamental para os filhos da burguesia, futuros líderes, que precisavam adquirir bons hábitos de disciplina e liderança, passando a ocupar o tempo livre desses estudantes. Instituiu-se nos currículos escolares a prática obrigatória do esporte com o argumento de formar o caráter dos futuros dirigentes sociais. Nas escolas públicas ocorriam os jogos organizados - que formavam os futuros líderes empreendedores e bons oficiais militares - enquanto nas escolas primárias, o sistema ginástico formava bons operários e soldados, talhados na disciplina e nos efeitos fisiológicos do exercício sistemático (RÚBIO, 2001). Na Era Vitoriana houve uma associação entre personalidade e aparência criando a necessidade do recato, do cobrir-se numa tentativa de evitar que a personalidade se manifestasse no espaço público. Esta concepção centrava-se na idéia de que a aparência externa exprimia o homem interior, de que as ações públicas revelavam a personalidade íntima do agente, destruindo os limites entre vida pública e privada. Desse modo, os métodos ginásticos foram bastante valorizados nesse período, visando ao controle do corpo e moldando-o a uma postura de severidade e correção. O objetivo do exercício deixava de ser atingir a alma, mas fazer com que os indivíduos adotassem um comportamento moralmente aceito pela sociedade. O discurso médico foi se afastando do religioso – não se preocupa mais com a alma – e se tornou cada vez mais higienista, preconizando a saúde e, por conseqüência, uma melhor aparência física, uma aparência mais saudável. A associação entre saúde e estética foi sendo construída.
Segundo Silva (1996), gradativamente as práticas corporais se distanciaram do discurso médico e passaram a buscar o prazer, a liberação do corpo e o bem-estar. Os ideais de rendimento e controle se difundiram na sociedade através do trabalho industrializado e influenciaram na imagem de corpo dominante.

Estados Emocionais
Moraes (1998) afirma que a ansiedade certamente se relaciona com o desempenho, que por sua vez, poderá variar de acordo com outros fatores, como tipo de esporte, dificuldade da tarefa, traço de personalidade do atleta, ambiente esportivo, torcida, entre outros. Poucos são os estudos que relacionam os estados emocionais.

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